Turismo do chá: os melhores lugares para visitar em um tour do chá 

Quer saber qual o chá ideal para você? Clique aqui e faça agora o Quiz, é totalmente grátis! 

Às vezes, descobrir o melhor chá significa sair da zona de conforto e partir para uma aventura.

O turismo do chá oferece aos aventureiros a oportunidade de descobrir como o chá é feito e, ao mesmo tempo, descobrir novos sabores.

Uma viagem à Índia ou à China pode ajudar a descobrir o segredo de um chá aromático de excelente sabor e pode melhorar sua experiência com o chá.

O turismo do chá explodiu nos últimos anos, com novas opções surgindo a cada ano.

Visite algumas das mais antigas plantações de chá ou dirija-se a uma fazenda de chá que se concentra em técnicas inovadoras de cultivo.

Qualquer que seja a aventura que você embarcar, você certamente encontrará novos sabores atraentes e aprofundará seu amor pelo chá. 

Melhores lugares para visitar o chá do turismo 


O turismo do chá ainda é uma indústria em desenvolvimento. À medida que a demanda aumenta, também aumentam as opções de propriedades e plantações de chá que atendem às necessidades dos amantes do chá.

Em geral, a Índia oferece hoje o turismo de chá mais completo. As plantações estão acostumadas a receber visitantes e sua história colonial britânica torna fácil encontrar lugares que falam bem inglês.

A China é outra escolha popular para quem procura descobrir o turismo do chá. Aqui, as opções podem ser limitadas devido às barreiras linguísticas e à falta de acesso fácil.

Se você quiser explorar o chá na China, terá que fazer um pouco mais de trabalho braçal do que faria se fosse para a Índia.

Isso não significa que seja impossível, você simplesmente terá que trabalhar um pouco mais para ganhar suas degustações de chá.

Mapeamos algumas ótimas opções na Índia e na China para você começar sua próxima aventura com chá. 

Turismo do chá no Brasil


Há uma Capital do Chá no Brasil, e ela se encontra em solo paulista: Registro, cortada pela BR 116, a rodovia Régis Bittencourt (trecho São Paulo - Curitiba), está situada a 187km da capital paulista e às margens do rio Ribeira do Iguape.

A cidade, que é a maior e uma das mais importantes do Vale do Ribeira, tem boa parte de sua História ligada à tradicional bebida de infusão vinda do Oriente.

Sítios nos arredores de Registro como o Yamamaru e o Shimada ou fazendas como a Amaya, muitas delas propriedades tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), proporcionam workshops para os visitantes conhecerem os ritos e as rotas do chá, tocar as plantas, colher as folhas e assistir a Cerimônias do Chá em templos budistas.

Turismo do chá na Índia 


Assam, Nordeste da Índia

Addabarie Tea Estate
A Addabarie Tea Estate é propriedade do Williamson Magor Group, que atualmente oferece passeios pelos jardins de chá e um vislumbre da produção do mundialmente famoso chá preto Assam.

Parte do estabelecimento Wild Mahseer, esta plantação de chá também oferece acesso a parques nacionais e interações de elefantes. A propriedade está localizada nas montanhas do leste do Himalaia, que se estendem pelo estado de Sikkim e pelos Dooars, no Butão.

Os chás pretos da Addabarie apresentam uma cor viva e um sabor único de malte que é vivo e encorpado.

As excursões em Addabarie apresentam aos visitantes a magia do chá durante uma aventura de meio dia. Os visitantes vão dirigir por exuberantes jardins de chá, onde trabalhadores do jardim em sáris coloridos arrancam folhas.

O passeio continua pela fábrica local, onde as folhas são processadas usando os métodos ortodoxo e CTC.

O passeio termina com uma visita à sala de degustação, onde você poderá descobrir os sabores dos diferentes graus de chá. A melhor época para visitar é entre maio e outubro, quando a fábrica está em pleno funcionamento durante a época da colheita.

Mansão Heritage North East Thengal

Thengal Manor está situado em Jorhat entre encostas de colinas azuis e vales verdes que são o lar de alguns dos melhores chás pretos do mundo.

Esta região também é o lar do Rinoceronte-de-um-chifre. Os visitantes podem ficar alojados nos bungalows dos plantadores de chá no coração da Quinta de Chá Gatoonga e testemunhar a produção do chá do início ao fim.

Os hóspedes podem caminhar com o gerente da propriedade de chá no local, pois ele começa o dia às 5h30. Os visitantes farão um tour pelos arbustos de chá e testemunharão os trabalhadores locais enquanto eles colhem cada folha delicada.

O passeio continua com uma visita à fábrica de chá para aprender sobre o processamento do chá. O dia termina com uma degustação de chá que irá inspirar seu amor pelo chá e aprofundar seus conhecimentos.

Darjeeling, Bengala Ocidental

Makaibari Tea Estate


Visite a Makaibari Tea Estate em Kurseong para uma verdadeira aventura no início das plantações de chá na Índia. Esta plantação de chá está localizada no distrito de Darjeeling e foi uma das primeiras propriedades a surgir durante o colonialismo britânico.

É uma ótima opção econômica para viajantes que procuram aprender sobre chá sem gastar muito dinheiro.

A propriedade está situada entre colinas exuberantes e tem um clima semelhante ao de uma floresta tropical subtropical. Três rios fluem através de Makaibari e eventualmente fornecerão todo o fornecimento de energia à usina assim que o projeto hidrelétrico for concluído.

A fábrica de chá é construída inteiramente em madeira, bambu e ferro fundido, conferindo um toque verdadeiramente mágico a uma visita aqui.

Esta propriedade de chá produz chás pretos, chás verdes, chás brancos e chás oolong de alta qualidade. Atualmente, eles produzem seis tipos de chás de folhas orgânicas certificados, exclusivos para a plantação. Uma visita à fazenda de chá não está completa sem experimentar as opções Silver Tips Imperial, Springtime Bloom ou Bai-Mu-Dan.

Glenburn Tea Estate

O Glenburn Tea Estate é o paraíso para os exploradores e uma opção sofisticada e deliciosa para explorar a cultura do chá. Conhecida por produzir o chá Darjeeling ortodoxo, esta plantação oferece sabores deliciosos em um cenário deslumbrante.

Aninhada entre picos elevados e as colinas verdes exuberantes de Darjeeling, esta propriedade é o lugar perfeito para relaxar e desfrutar de um chá. Hospede-se nos bangalôs ou suítes do hotel boutique e passe seus dias caminhando, pescando e passeando pelos pomares próximos ou faça uma viagem de um dia para a cidade vizinha de Darjeeling.

Na propriedade, você pode escolher um tour de meio dia ou dia inteiro pelas instalações no local. Os hóspedes podem optar por caminhar ou dirigir pela propriedade enquanto aprendem sobre a história de Glenburn e os fundamentos da produção de chá.

O tour leva você pela fábrica, onde você aprenderá como as folhas são processadas, secas e classificadas. Encerre sua aventura do chá com uma sessão de degustação de chás preto, verde, branco e oolong.

Munnar, Kerala

Kannan Devan Hills Plantations Company


A KDHP Tea é a primeira empresa de chá na Índia a ser propriedade de funcionários. Quase todos os seus colaboradores são acionistas e desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do negócio. Esta empresa de chá consiste em sete jardins de chá que cobrem mais de 24.000 hectares. As plantações de chá produzem mais de 22 milhões de quilos de chá por ano.

Os chás produzidos nesta plantação são certificados como orgânicos pelo USDA e pela Índia como orgânicos. Eles também possuem certificações das organizações Rainforest Alliance, Ethical Tea Partnership e Fair Trade.

Munnar é uma popular estação de montanha na Índia, que também abriga o primeiro museu do chá da Índia. A melhor época para visitar é de agosto a maio, embora seja melhor evitar os meses frios de inverno de dezembro e janeiro.

Mirik, Bengala Ocidental

Sourenee Tea Resort


Localizado ao longo da rota do chá Siliguri para Darjeeling, o Sourenee Tea Resort merece uma visita de pelo menos meio dia. Localizado a 1,3 km, você terá vistas panoramicas de montanhas, vales, riachos e as plantações de chá. O bangalô de três andares também oferece vista do Nepal com o charme do velho mundo e comodidades modernas.

Você pode passar seus dias caminhando por sete trilhas pitorescas de chá ou ir mais além com passeios a cavalo e rafting. A propriedade do chá cobre cerca de 137 hectares e possui mais de 100 anos de experiência na produção e processamento de chá. A fábrica de chá produz chás preto, verde e oolong.
 

Turismo do chá na China


Longjing, Hangzhou, província de Zhejiang


O chá Longjing ou Dragon Well é um dos chás verdes mais famosos da China. É uma rica cor de jade quando fermentada e possui um aroma fresco de castanhas e grama cortada.

Pegue um trem na estação Shanghai Hongqiao e você estará entre as plantações de chá em uma hora. Faça um passeio de bicicleta ou pegue um ônibus para visitar as plantações de chá e vilas da região.

Essa região também abriga o Museu Nacional do Chá da China, onde você pode aprender mais sobre a história do chá e seu uso na China. Certifique-se de ir ao Lago Oeste para saborear o chá longjing em pagodes e templos históricos ao longo da costa.

A melhor época para visitar é durante o Festival Qing Ming, que normalmente ocorre em abril. Durante a festa, as folhas são colhidas e torradas, marcando o início da jornada do chá da folha à xícara.

Montanhas Wuyi, província de Fujian

Os chás oolong mais famosos são cultivados nas montanhas Wuyi. Da hong pao, um dos chás mais caros do mundo, é colhido de plantas com 1.000 anos que crescem entre as falésias rochosas da região.

As plantações de chá Oolong pontilham a encosta e são conhecidas por produzir chás florais e perfumados. O terroir desses chás oolong é influenciado pela altitude, bem como pela rica quantidade de vitaminas presentes no solo.

Faça a trilha de três quilômetros de extensão entre as plantações de chá. As primeiras plantas que você alcançará são os famosos arbustos Da Hong Pao.

Continue para visitar um sítio arqueológico e a Caverna da Cortina de Água. Ao longo do caminho, você verá marcadores para diferentes tipos de chás oolong, incluindo Jin Guan Yin e Rou Gui. Não deixe de reservar tempo para degustar os chás Wuyi Rock antes de voltar para casa.

Província de Yunnan

Descubra a beleza do chá pu-erh com uma viagem à província de Yunnan. Os chás Pu-erh são conhecidos por seu sabor terroso e aroma rico. Esses chás são normalmente vendidos como bolos ou bolas prensadas. Eles costumam ser envelhecidos - assim como vinhos finos - para desenvolver sabores e aumentar a complexidade.

O chá Pu-erh é amplamente produzido na província de Yunnan, na China, que fica ao longo da fronteira de Mianmar e Laos. Aqui, você pode explorar florestas de árvores de chá selvagens que sobreviveram por centenas de anos.

Nas proximidades, há atrações turísticas adicionais, incluindo uma reserva de elefantes selvagens, jardins botânicos medicinais e trilhas na selva.

Comece com uma caminhada ao longo da trilha do cavalo do chá que serpenteia da vila de Yiwu até o Tibete.

Comece sua caminhada no vilarejo de Yiwu e pare no caminho para visitar o museu do chá e as oficinas locais de chá, onde bolos pu-erh são feitos.

Você também pode visitar a área do Monte Nannuo, que é uma das maiores regiões produtoras de chá em Menghai.

Não perca Kunming, o berço do chá pu-erh ou da cidade de Pu Er. Aqui você pode visitar o Centro de Pesquisa de Chá Pu Er e desfrutar de degustações nas fazendas de chá Menghai.

Muitos jardins de chá nessas áreas têm florestas de chá com mais de 800 anos. Complete o seu passeio pela região com uma visita à fábrica de chá Xiaguan em Dali.
  

Desenvolva conhecimento com uma aventura de chá 

 Faça um tour pela propriedade do chá e descubra como o chá é feito e mergulhe em sabores diferenciados.

Visitar uma fazenda de chá lhe dá a oportunidade de provar alguns dos melhores chás do mundo, enquanto também aprende mais sobre a própria produção de chá.

Fique em bangalôs de plantadores britânicos, acampe entre as plantações de chá em cabanas ou viva em suítes luxuosas enquanto descobre tudo o que o chá tem a oferecer.

Quer você opte por um grande luxo ou uma casa de família local, sua aventura de turismo do chá tornará o chá ainda mais agradável. 

CHÁS MAIS SAUDÁVEIS, SABOROSOS E NATURAIS DE VERDADE

conheça nossos produtos >>

Laranja & Capim Limão (Saquinho Piramidal)
Laranja & Capim Limão (Saquinho Piramidal)
Laranja & Capim Limão (Saquinho Piramidal)
Laranja & Capim Limão (Saquinho Piramidal)
Laranja & Capim Limão (Saquinho Piramidal)
Laranja & Capim Limão (Saquinho Piramidal)

Laranja & Capim Limão (Saquinho Piramidal)

R$ 26,90
Menta & Rooibos (Saquinho Piramidal)
Menta & Rooibos (Saquinho Piramidal)
Menta & Rooibos (Saquinho Piramidal)
Menta & Rooibos (Saquinho Piramidal)
Menta & Rooibos (Saquinho Piramidal)
Menta & Rooibos (Saquinho Piramidal)

Menta & Rooibos (Saquinho Piramidal)

R$ 29,90
Hibisco & Cravo da Índia (Saquinho Piramidal)
Hibisco & Cravo da Índia (Saquinho Piramidal)
Hibisco & Cravo da Índia (Saquinho Piramidal)
Hibisco & Cravo da Índia (Saquinho Piramidal)
Hibisco & Cravo da Índia (Saquinho Piramidal)
Hibisco & Cravo da Índia (Saquinho Piramidal)

Hibisco & Cravo da Índia (Saquinho Piramidal)

R$ 29,90
Erva Mate & Jasmim (Saquinho Piramidal)
Erva Mate & Jasmim (Saquinho Piramidal)
Erva Mate & Jasmim (Saquinho Piramidal)
Erva Mate & Jasmim (Saquinho Piramidal)
Erva Mate & Jasmim (Saquinho Piramidal)
Erva Mate & Jasmim (Saquinho Piramidal)

Erva Mate & Jasmim (Saquinho Piramidal)

R$ 26,90

✔️ Produto adicionado com sucesso.