Erva-doce para que serve? Descubra aqui se ela emagrece

Quer saber qual o chá ideal para você? Clique aqui e faça agora o Quiz, é totalmente grátis! 

Aos que preferem os sabores mais adocicados, entre as especiarias, sem dúvida, a erva-doce é uma excelente pedida, inclusive quando o assunto é culinária.

Contudo, para além de agradar os paladares mais adocicados e exalar um delicioso aroma, a erva-doce apresenta diferentes benefícios àqueles que a consomem.

Na Índia, para que você tenha ideia, é comum mastigar as sementes da erva após as refeições para eliminar o mau hálito e auxiliar na digestão.

Mas você não precisa mastigar as sementes da erva-doce como os indianos para usufruir de suas vantagens, você pode, por exemplo, preparar um delicioso chá após o almoço ou a janta.

Por conter propriedades anti-inflamatórias, antidispépticas, antioxidantes e analgésicas, a erva-doce é uma forte aliada no combate a dores de estômago e má digestão.

Muitas pessoas aproveitam o seu efeito calmante para obter o alívio de dores intestinais e para desincharem, tendo em vista sua função diurética.

São inúmeros os benefícios proporcionados pela erva-doce, e quero, neste texto, apresentar alguns deles a você, pois nada melhor que cuidar da saúde de forma natural, usufruindo do que a natureza tem a oferecer.

Siga a leitura e entenda por que você precisa inserir a erva-doce em sua rotina e como eu posso ajudá-la.

Por que optar por ervas


Ao sentir algo estranho em seu corpo, uma sensação de inchaço, normal pré-menstruação, por exemplo, qual é a sua primeira opção para aliviar o desconforto?

Em geral, o que vem à mente das pessoas é a ingestão de algum tipo de medicamento que sane de modo imediato essa sensação.

E não estou aqui para julgá-la, caso você faça parte desse grupo.

Acredite! Pois quem tem prazer em sentir desconforto, não é mesmo?

Porém, o que quero que você entenda, é que os medicamentos realmente aliviarão os sintomas sentidos por seu corpo. Porém, a longo prazo, eles podem gerar em você certos tipos de reações.

Ainda que sejam para aliviar gases e inchaços abdominais, os remédios usados de modo inadequado ou em excesso podem causar prejuízos futuros à saúde, até mesmo dependência.

É comprovado pela ciência que o uso de ervas e frutas, elementos oferecidos pela natureza, proporcionam um bem-estar duradouro e preventivo.

Por essa razão, separei esta rápida seção para convencê-la a adotar hábitos mais saudáveis em sua rotina e, assim, consequentemente, para a sua vida.

Continue esta leitura e livre-se dos medicamentos, descubra os benefícios que a erva-doce tem para proporcionar a você!

Conheça a Erva-Doce


Entre as ervas cultivadas mais antigas no mundo, encontra-se a erva-doce, trazida ao Brasil pelos colonos europeus devido a suas propriedades medicinais.

Para que você tenha ideia de seu poder curador, na Grécia Antiga, mantinha-se a crença de que a erva teria sido entregue aos homens pelas mãos dos deuses do Olimpo.

A fama também se espalhava por Roma, tanto que romanos utilizavam a planta para manter a boa saúde e combater à obesidade, visto que precisavam estar em plena forma para os combates.

Você deve estar se perguntando quais são, então, as propriedades presentes na erva-doce para ser benéfica em tantos fatores. Estou certa?

Saiba, desse modo, que essa planta faz parte da família Apiaceae, a mesma do funcho, coentro e salsinha, por exemplo, e é usada há séculos para curar problemas renais, intestinais e de má digestão.

Por ser rica em propriedades nutricionais, como a vitamina C, vitaminas do complexo B, fibra, ácido fólico, potássio, manganês e ferro, a erva-doce apresenta algumas ações, tais como: diurética, antiviral, antimicrobiana, anti-inflamatória, antioxidante, antifúngica, entre outras.

Por essa razão, aconselha-se o uso da erva a pessoas que apresentam retenção de líquido, gases, problemas digestivos, tosse, bronquite e até mesmo àquelas que desejam perder peso.

E não só isso, devido à presença de vitamina C, a erva-doce auxilia na imunidade do organismo, tornando-o resistente a agentes infecciosos e ajudando no combate a radicais livres pró-inflamatórios.

De acordo com alguns nutricionistas, para obter todos esses benefícios, é necessário a ingestão de três xícaras de chá de erva-doce por dia.

Ou seja, os efeitos produzidos pela planta não funcionam com uma ingestão esporádica. Como comentei acima, é preciso que você insira a erva em sua rotina.

Continue a leitura deste conteúdo e veja, no tópico a seguir, alguns casos específicos que as propriedades presentes na erva-doce podem ajudá-la a combater.

Quando Utilizar a Erva-Doce


Você ficou curiosa para saber o que pode prevenir e até mesmo curar ao utilizar a erva-doce?

Separei para você os principais sintomas combatidos pela planta. Portanto, siga a leitura e confira como a inserção da erva doce em sua rotina pode auxiliá-la.

Diminuição de inchaço

O inchaço corporal pode ser resultado de diferentes fatores, como a retenção de líquido e os gases intestinais, consequência de uma má digestão, por exemplo.

Saiba que a erva-doce é benéfica para ambos os casos citados. Isso porque contém propriedades que atuam diretamente nesses sintomas.
Ou seja, para os casos em que o inchaço é devido à retenção de líquido, a função diurética da planta age fazendo com que o inchaço abdominal diminua, favorecendo, inclusive, a perda de peso.

Mas se a questão for gases intestinais, a presença de anetol na erva, composto aromático de origem vegetal, contribui aumentando a competência digestória do organismo. Logo, diminuindo os gases.

Cólicas e má digestão

Como você viu acima, o anetol presente na erva-doce auxilia na competência digestória. Contudo, para além dessa propriedade, a planta também é rica em ácido málico.

Esse agente atua no fornecimento de hidrogênio para acidificação do estômago, ou seja, ajuda a equilibrar a acidez estomacal, fazendo com que o processo digestivo melhore.

Além disso, a erva-doce também apresenta efeito calmante e relaxante muscular, fatores que ajudam a aliviar não somente as dores das cólicas intestinais como também das cólicas menstruais.

Gripes, resfriados e baixa imunidade

A erva doce também contém, como já havia mencionado anteriormente, vitamina C, um importante antioxidante que torna o organismo resistente a infecções e ajuda no combate aos radicais livres.

Inclusive, recomenda-se a utilização da planta às pessoas que sofrem de problemas respiratórios, como bronquite e tosses crônicas, pois auxilia na liberação do muco.

Como comentei no início deste tópico, os benefícios aqui citados são apenas alguns dos que você pode alcançar com o uso da erva-doce.

A planta apresenta muitas propriedades, as quais auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, na saúde dos olhos, no fortalecimento do coração, na prevenção do mau hálito, entre outros.

Contudo, é preciso que você fique atenta quanto ao seu uso, pois a planta pode apresentar algumas contraindicações.

Acompanhe o tópico seguinte. 

Contraindicações da Erva Doce


Primeiramente, vale frisar que a erva-doce não apresenta efeitos colaterais. Contudo, se consumida em excesso, raramente, pode fazer com que o seu organismo reaja, podendo produzir náuseas, vômitos e até mesmo alergias.

É importante, portanto, utilizar o medicamento natural de modo adequado, sem exageros.

Porém, para além disso, algumas propriedades presentes na erva não são indicadas para determinados grupos de pessoas.

Atente-se para quais são eles:

• gestantes;
• mulheres com câncer de mama;
• diabéticos;
• pessoas com hipertireoidismo e que fazem suplementação com ferro.

Se você faz parte de uma das classificações listadas, evite o uso da erva e/ou, se for gestante, consulte seu médico para verificar se realmente não pode utilizá-la.

Agora que você já descobriu os benefícios oferecidos pela erva-doce e os grupos de pessoas que devem ficar atentas quanto ao seu uso, está na hora de você conhecer um dos chás da linha Evah que tem como um dos componentes essenciais esse medicamento natural.

A combinação perfeita com a Erva-doce


Quero convidar você a experimentar o chá Laranja & Capim Limão, que tem como componentes capim limão, melissa, erva-doce, hortelã, jasmim e laranja.

Com esse chá para dormir melhor, além de obter os benefícios presentes na erva-doce, você também recebe os nutrientes presentes nos demais ingredientes, sem precisar ingerir corantes e aromatizantes, comuns em muitas bebidas.

Com essa fórmula, os benefícios presentes nos ingredientes são potencializados e produzem maiores resultados que os chás que você está habituada a comprar no supermercado.

Esse chá tem 5x mais antioxidantes que os chás comuns do mercado. 

Conheça a Evah

 A Evah nasceu do desejo de ser diferente, de quebrar os moldes tradicionais e desafiar a maneira como as coisas são feitas.

Nós acreditamos em uma nova forma de fazer negócio, mais sustentável, cooperativa e inclusiva.

A Evah é uma marca de chás saudáveis e saborosos, produzidos de forma sustentável com ingredientes naturais de verdade, comprados de pequenos produtores certificados.

E, nosso propósito é criar momentos mágicos através do chá e empoderar as mulheres. Por isso, a cada produto vendido doamos 20% do lucro da Evah para empoderar uma mulher com água potável e saneamento básico, através da Water.org que atua em vários países, incluindo o Brasil.

Espero que você tenha conosco momentos mágicos e uma incrível jornada de autoconhecimento e autoconfiança.

Vamos juntos?

CHÁS MAIS SAUDÁVEIS, SABOROSOS E NATURAIS DE VERDADE

conheça nossos produtos >>

Laranja & Capim Limão (Saquinho Piramidal)
Laranja & Capim Limão (Saquinho Piramidal)
Laranja & Capim Limão (Saquinho Piramidal)
Laranja & Capim Limão (Saquinho Piramidal)
Laranja & Capim Limão (Saquinho Piramidal)
Laranja & Capim Limão (Saquinho Piramidal)

Laranja & Capim Limão (Saquinho Piramidal)

R$ 26,90
Menta & Rooibos (Saquinho Piramidal)
Menta & Rooibos (Saquinho Piramidal)
Menta & Rooibos (Saquinho Piramidal)
Menta & Rooibos (Saquinho Piramidal)
Menta & Rooibos (Saquinho Piramidal)
Menta & Rooibos (Saquinho Piramidal)

Menta & Rooibos (Saquinho Piramidal)

R$ 26,90
Hibisco & Cravo da Índia (Saquinho Piramidal)
Hibisco & Cravo da Índia (Saquinho Piramidal)
Hibisco & Cravo da Índia (Saquinho Piramidal)
Hibisco & Cravo da Índia (Saquinho Piramidal)
Hibisco & Cravo da Índia (Saquinho Piramidal)
Hibisco & Cravo da Índia (Saquinho Piramidal)

Hibisco & Cravo da Índia (Saquinho Piramidal)

R$ 26,90
Erva Mate & Jasmim (Saquinho Piramidal)
Erva Mate & Jasmim (Saquinho Piramidal)
Erva Mate & Jasmim (Saquinho Piramidal)
Erva Mate & Jasmim (Saquinho Piramidal)
Erva Mate & Jasmim (Saquinho Piramidal)
Erva Mate & Jasmim (Saquinho Piramidal)

Erva Mate & Jasmim (Saquinho Piramidal)

R$ 26,90

✔️ Produto adicionado com sucesso.